/ Institucional / História

Tamanho da letra

História


GEFE: Uma história para contar...

"Quando rio está cheio, ele banha além das margens..."

Nada retrata tão bem a motivação da criação do GEFE, quanto a metáfora contida nesta frase de Emmanuel. Oriundos, em sua maioria, da casa espírita UMEN ( União das Mocidades Espíritas de Niterói), um grupo de trabalhadores liderados pelo casal Lineu e Elenir já desenvolviam um trabalho de educação espírita-evangélica e de assistência social junto à comunidade da Fazendinha, quando foi criada Escola Irthes Teresinha, em 27/04/1980; trabalho este que crescia dia a dia com o aparecimento de grupo cada vez maior de almas afinizadas com a tarefa e desejosas de se integrarem ao grupo. 

Com o passar do tempo, o engajamento das equipes, o amadurecimento na tarefa e aquisição de identidade própria, o caminho natural foi a criação do GRUPO ESPÍRITA DA FÉ em 21 de Junho de 1988. 

A casa singela, ladeada por arvoredos e tendo à frente perfumado jardim , primorosamente cuidado por mãos amorosas. As paredes internas da sala e quartos, da casinha recém adquirida, foram derrubadas para dar lugar ao pequeno salão, onde eram realizadas as reuniões públicas e, em cujo espaço mal se acomodavam umas 50 pessoas. A alegria e idéias-sugestões, para desenvolvimento e melhoria da tarefa, brotavam espontâneas, sentindo-se o amparo e a presença da espiritualidade amiga que norteava as ações, envolvia e fortalecia o grupo, aproveitando as vibrações de boa vontade e amor.


Este mesmo salão, separado por cortinas e lençóis, formavam as pequenas salinhas das aulas de evangelho. 
Parodiando as palavras de Chico Xavier, podemos dizer que, "dar boas ideias é fácil, materializar tais ideias em trabalho construtivo é difícil". Desenvolver e manter essa estrutura através do tempo, é seguir na via crucis, onde o madeiro é a nossa própria libertação.

Assim o trabalho cresceu, as acomodações tiveram que ser ampliadas para receber uma gama cada vez maior de trabalhadores e de irmãos que acorriam a casa em busca de consolo e ao socorro da Doutrina Espírita.




Espalhe por aí


TV GEFE
Transmissão das palestras ao vivo:
- Terça-feira: 20 horas
- Quarta-feira: 21 horas
- Quinta-feira: 20 horas

Clique aqui para assistir palestras anteriores!
NAVEGUE NO SITE
FACEBOOK
 

 

   REUNIÕES DE ESTUDO - LIVROS TEMA (clique e veja mais detalhes)
           
           
           
 
 
   REUNIÕES DE PÚBLICAS - LIVROS TEMA (clique e veja mais detalhes)
           
   
           
Telefone: (21) 3602-4048 | E-mail: faleconosco@gefe.org.br